quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Dicas para um bolo perfeito!

Se tem uma coisa que acho simples de preparar é bolo. Pelo menos um vez na semana temos bolos aqui em casa. Adoro testar receitas e estou sempre adaptando elas do meu jeito. Muita gente reclama que não consegue fazer um bom bolo mesmo seguindo a receita a risca. Então para quem não consegue fazer um bolo super fofo, lá vai algumas dicas.


- Leia a receita e separe os ingredientes. Não comece a fazer o bolo e pare, para ir procurar algum ingrediente.
Use ingredientes de boa qualidade, isso faz muita diferença.
Prefira usar manteiga ao invés de margarina, além do sabor ser bem melhor o teor de gordura também, isso deixa o bolo mas fofo. Se optar pelo uso da margarina, procure usar as que possuem maior quantidade de lipidios (gordura), hoje encontramos no mercado marcas com até 80%.

- Antes de começar a bater o bolo ligue o forno no médio para preaquecer e unte a forma e polvilhe com farinha de trigo (ou a farinha que manda na receita).
- Prefira untar a forma com manteiga ou óleo. Margarina tem muita água na composição e menos gordura e isso pode fazer com que o bolo grude na forma.
- Peneirar os ingredientes secos, deixa-os mais areados e o bolo fica mais fofo.
- Se a receita que você está usando está em peso, use uma balança para pesar os ingredientes. Mas se estiver em medidas caseiras, como xícaras e colheres, use tanto a xícara quanto a colher medida (aquelas que vende em jogos).
- Na hora de medir os ingredientes secos em xícaras e colheres medida, coloque o ingrediente sem apertar, depois passe uma faca por cima para nivelar.
- Para medir manteiga em xícara ou colher medida, coloque a manteiga no recipiente e dê uma leve apertadinha para preencher os espaços vazios.
- Se a receita pede para primeiramente bater a manteiga, com o açúcar e os ovos, bata bem até virar um creme esbranquiçado.
- Nunca coloque os ingredientes de uma vez, vá colocando aos poucos. No caso da farinha de trigo, vá polvilhando com cuidado e aos poucos isso deixa a massa mais aerada.
- Se estiver fazendo um bolo simples de farinha de trigo, substitua 2 colheres de sopa por amido de milho (maisena), isso deixa o bolo leve.
- Evite bater demais a massa depois de adicionar a farinha de trigo. Se você bater por muito tempo o glúten da massa se desenvolve, e isso a deixa pesada. Misture delicadamente somente até obter uma massa homogênea.
- Se o bolo pede clara em neve, coloque a clara em neve no final (antes apenas do fermento) e mexa delicadamente na mão com um fouet ou colher grande com movimentos de baixo para cima para o bolo ficar aerado. Delicadamente gente, aqui a pressa é inimiga da perfeição.
- A última coisa que colocamos na massa do bolo é o fermento. Assim que colocar o fermento leve o bolo ao forno preaquecido.
Não coloque fermento demais, cria bolhas em cima do bolo e fermento de menos deixa a massa pesada e até mesmo solada. Coloque a quantidade certa que a receita pede.
Antes de colocar o fermento na massa, agite bem a embalagem. Fermento é uma mistura de ingredientes e precisa ser misturada para ter um bom efeito.

- Quando colocar o bolo no forno, não abra o forno antes dos primeiros 30 minutos. Seu bolo pode baixar e ficar solado.
Se você espetar o palito antes dos primeiros 30 minutos corre o risco do bolo baixar. Depois de 30 minutos do bolo assando veja se a aparência do bolo está seca, testando com as pontas dos dedos, só aí faça o teste do palito para ver se o bolo está assado por dentro. Se ao enfiar o palito, ele sair limpo, está bom.

- Assim que o bolo estiver assado retire do formo. Se você deixar o bolo tempo demais no forno pode ressecar.
- Para desenformar o bolo, espere esfriar. Bolo fofo tende a quebrar se desenformado quente.

0 comentários:

Postar um comentário

© 2011 Leia antes de cozinhar, AllRightsReserved | Designed by ScreenWritersArena

Distributed by: Leia Antes de Cozinhar